A entrada do cenário de crise em nossas vidas criou diversos desafios para empresas de todas as áreas. De repente, todas se viram obrigadas a mudar sua forma de trabalhar e organizar suas rotinas e até mesmo os produtos e serviços a serem oferecidos. Máscaras e potinhos de álcool em gel estavam sendo vendidos em quase todos os estabelecimentos de todos os setores, por exemplo.
Muitos empreendedores estão apostando que, com a vacinação e outras iniciativas seguindo os protocolos de segurança tudo voltará a ser como era antes da pandemia. Entretanto, a realidade do mercado atual é que nada será como antes: muitos dos diversos serviços criados durante a pandemia continuarão a existir inclusive algumas práticas como trabalho híbrido.
Mas a pergunta que fica é: sua empresa estará preparada para esse novo cenário?
Saúde emocional
Cada pessoa reage de uma forma perante a situações estressantes. Como cada um respondeu à pandemia pode depender de sua formação, da sua história de vida, das suas características particulares e da comunidade em que vive. E muitas vezes oferecer apoio emocional ao seus colaboradores
Empatia e Flexibilidade
Uma das habilidades que serão essenciais para os seus colaboradores é a empatia. Num cenário em que enfrentamos essa doença até então desconhecida que já matou centenas de milhares de pessoas somente no Brasil, ser empático é de extrema necessidade. Caso algum funcionário precise se ausentar por motivos de saúde ou só precisar conversar, ofereça ajuda sempre que possível.
Qualidade de vida
A realidade hoje em dia é bem diferente daquela de algumas décadas atrás. Muitos profissionais não pensam mais em ter somente um emprego para melhorar a sua condição financeira, mas desejam focar mais na sua saúde física e mental, respeitar os seus limites, ter momentos em família e viver com mais qualidade, esperança e motivação. E isso sempre deveria ter sido respeitado, então, saiba que para isso mudar basta dar o primeiro passo. Se possível sempre deixe claro os horários de trabalho e que eles não precisam ultrapassar a hora estipulada.
Trabalho Híbrido
Para reduzir o risco de contágio e manter a saúde dos seus funcionários, você pode fazer como boa parte das empresas mundiais, que foi adotar o modelo de trabalho remoto ou híbrido. Dessa forma, muitas reuniões passaram a ocorrer de forma online, impulsionando o uso de ferramentas tecnológicas e digitais para facilitar o acompanhamento dos processos.
O trabalho híbrido é o modelo que mistura o formato presencial com o home office. Assim, a empresa garante que o funcionário tenha flexibilidade para escolher onde quer atuar em determinado período do dia, sem que haja a obrigação de estar fisicamente no escritório.
E para ajudar na organização desse modelo de jornada de trabalho, existem vários softawares disponíveis e um deles é o Mamoru Biz.
Se trata de um software pensado para facilitar diversos aspectos do dia-a-dia de uma empresa. Para reservar posições de trabalho no escritório, salas de reunião e outros espaços rotativos ou até mesmo fazer o check-in no escritório basta abrir o app no seu smartphone.
Ele utiliza o sistema de QR-Code para registrar entrada e saída de seus equipamentos do escritório ou a saída e entrada dos seus colaboradores.
Conclusão
É compreensível que atender a todos esses desafios pode ser difícil principalmente no início, mas superar os desafios que surgiram após a pandemia é um processo que exige atenção com os detalhes e conexão com a sua equipe para aprimorar os resultados da gestão e manter o desenvolvimento da empresa em alta.