Após a pandemia o modelo de trabalho híbrido veio pra ficar em muitas empresas.
A presença física do colaborador deixa de ser um requisito obrigatório garantindo mais flexibilidade e liberdade de escolha.
Essa mudança trouxe diversos benefícios tanto para a empresa quanto para o colaborador.
Estamos falando de redução de custos, aumento de satisfação do colaborador, ter mais autonomia para gestar e organizar melhor as demandas, entre outros fatores.
A maioria das pessoas gasta muito tempo em transporte público ou enfrentando o trânsito para chegar ao trabalho, a possibilidade de não precisar ir presencialmente todos os dias tem nos ajudado nesse ponto. Podemos dizer que ganhamos mais tempo e assim podemos investi-lo em outros momentos do nosso dia-a-dia.
Dessa maneira conseguimos dar mais atenção ao nosso lazer, e a outras coisas que proporcionam prazer como por exemplo a prática de atividades físicas, passar mais tempo com a família e etc.
A falta de comunicação e interação social
Dentre vários benefícios do modelo de trabalho híbrido, alguns colaboradores alegam que sentem falta do contato com os colegas de trabalho. É normal sentir uma maior necessidade de nos comunicar com outras pessoas e por esse motivo é necessário criar oportunidades para ter essa troca sempre que possível.
É extremamente saudável e até necessário termos uma interação com pessoas do nosso mesmo círculo social e isso tem sido um desafio nesse novo modelo de trabalho.
Muitas vezes os colaboradores se reuniam para tomar um café e fazer um lanche durante o dia e nesses momentos de descontração era possível conseguir tirar um pouco o foco do trabalho, o que é importante para a nossa saúde mental.
No entanto, diminuiu o número de oportunidades para termos essa interação.
Para que a comunicação interna se torne possível e mais frequente, muitas empresas tem investido em softwares que apesar de nos proporcionar tantos outros benefícios, também possibilitam essa proximidade entre os colaboradores. Através da tecnologia é possível utilizar canais de mensagens instantâneas que incentivam a comunicação de maneira regular.
Podemos citar o nosso aplicativo Mamoru Biz como um bom exemplo, ele é um facilitador no dia-a-dia das empresas.
Se você é adepto ao modelo de trabalho híbrido, além de vários outros benefícios essa ferramenta nos possibilita saber quem está no escritório em tempo real e nos conecta através de uma integração nativa com o Ms-Teams, uma plataforma unificada que nos proporciona comunicação e colaboração através de bate-papo e videoconferências.
O equilíbrio entre o meio digital e o pessoal
Com toda essa mudança no meio corporativo, as equipes querem se relacionar mais e alguns até preferem voltar ao modelo presencial, mas como o trabalho híbrido é um meio termo entre Home Office e trabalho presencial, as empresas acabaram se tornando uma espécie de local colaborativo, ou seja, um local que proporciona uma certa interação entre os colegas de trabalho. Com isso, as idas ao escritório passam a ter um outro significado nos possibilitando a ter encontros pessoais.
Bom, já sabemos que é importante mantermos uma comunicação mesmo que a empresa adote o trabalho híbrido. Mas como podemos incentivar que isso ocorra com uma certa frequência?
A comunicação pode ocorrer de forma síncrona (em tempo real) ou assíncrona (com espera).
Para uma comunicação síncrona, podemos citar como opção o telefone, vídeo chamada, vídeo conferência, meetups presenciais e aplicativos de mensagens instantâneas. Já no caso da comunicação assíncrona, a resposta não ocorre de forma imediata. Os meios mais usados são e-mail, plataformas colaborativas de gestão, aplicativos de mensagens e intranets.
Além disso, uma boa tática é proporcionar um ambiente de interação entre o time. Se possível, separe um espaço que garanta a formação de vínculos dentro do escritório.
Organizar datas e horários fixos para que o time se encontre em um determinado local para um happy hour também é uma boa opção.
Podemos perceber o quanto é necessário manter a comunicação entre o time, inclusive é importante ouvirmos a opinião dos colaboradores para que os melhores meios sejam encontrados. De maneira geral, também é importante que todos os setores participem para encontrar uma melhor solução.