A ligação entre saúde mental e trabalho híbrido

O modelo de trabalho híbrido é aquele que mistura o formato presencial com o home office, dessa forma a empresa oferece maior flexibilidade para que seu funcionário possa escolher onde trabalhar em determinados dias, eliminando a obrigação de trabalhar fisicamente do escritório.

Esse modelo ganhou forças com o início da pandemia, no início muitas empresas não tiveram escolha e em muitos casos seus funcionários trabalhavam de maneira 100% remota. 

Atualmente, mesmo com a pandemia ‘controlada’ muitas empresas decidiram manter esse modelo de trabalho, afinal essa acaba sendo uma boa maneira de mostrar preocupação com seus funcionários já que ter mais flexibilidade de horário e poder optar por jornada de trabalho híbrido disponibiliza mais tempo e qualidade de vida.

No inicio do ano de 2022, uma pesquisa feita pela consultoria KPMG aponta que 85% das empresas pretendem ampliar o modelo híbrido para suas equipes com o objetivo de incentivar a flexibilidade no mercado profissional.

A saúde mental dos colaboradores entra em pauta e a necessidade de oferecer um ambiente saudável tende a ser uma preocupação cada vez maior.

Mas será que o modelo de trabalho híbrido só nos oferece pontos positivos?

Trabalho híbrido e seus benefícios

Com o modelo de trabalho híbrido, muitos colaboradores afirmam ter notado impactos positivos na vida pessoal e mental evitando deslocamentos desnecessários e dessa maneira ganhando tempo para curtir a família e conseguir fazer seus afazeres pessoais.

Abaixo vamos citar os principais benefícios desse modelo de trabalho:

 

– Redução de custos para a empresa,

– Redução na rotatividade de funcionários,

– Oferecer uma maior comodidade,

– Ganho de tempo expressivo.

Implementação de trabalho híbrido

Você até pode achar que é uma tarefa fácil, mas não é. 

Principalmente quando a empresa não oferece a possibilidade de home office, pois acaba se tornando uma mudança mais brusca. 

Existem algumas dificuldades no momento da implementação e é por isso que é indispensável que haja um planejamento de qualidade descrevendo quais tarefas serão realizadas e por quem.

Atualmente existem plataformas digitais que oferecem auxílio e otimizam esse trabalho, facilitando a comunicação e ajudando a gerenciar o tempo e a organização nesse projeto de mudança.

Caso não haja uma boa interação do time, a cultura organizacional da empresa pode ser prejudicada, por isso é importante promover ações que irão ajudar a interagir o time e dessa forma todos se sentem parte da companhia.

Após a implementação, um outro ponto que merece atenção é que seja monitorado o andamento das tarefas, visto que o trabalho híbrido naturalmente causa essa distância e oferece quase uma liberdade total na execução dos projetos.

Trabalho híbrido e os desafios para a saúde mental

Sabemos que nem tudo são flores.

Embora exista uma grande parte da população que diz preferir o modelo de trabalho híbrido, existem desafios enfrentados pelas empresas que optam por esse modelo de empregabilidade. 

É importante que os colaboradores saibam gerenciar seu tempo e dessa forma manter um equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Muitos funcionários alegam que acabam esquecendo do horário quando estão trabalhando de casa e por isso costumam trabalhar mais do que o de costume, ou se dispersam muito fácil e acabam perdendo o foco do que precisam fazer.

Uma das formas de fazer um acompanhamento é agendar um bate-papo regularmente para que seja respondido algumas perguntas sobre o seu dia a dia. Dessa maneira é possível detectar quais os maiores desafios e dificuldades que existem, pontuando e sinalizando os pontos sensíveis como por exemplo sinais de esgotamento (o famoso burnout), sono ruim, exaustão mental, sentimentos negativos e até dores físicas.

A partir dessa pesquisa, é possível sugerir possíveis caminhos de melhora para que as queixas se tornem as menores possíveis.

Além disso foi comprovado que os colaboradores acabam se distanciando de seus colegas de trabalho, pois aquele cafezinho da tarde onde podiam se juntar e conversar sobre coisas que não estavam relacionado à trabalho, não existe mais. Daí a importância de sempre que possível realizar reuniões com a equipe para descontrair.

 

Os desafios desse modelo de trabalho se tornaram um ponto que necessita de atenção, visto que ele ganhou espaço nas empresas e de acordo com pesquisas realizadas o trabalho híbrido só tende a aumentar. Embora tenhamos citado rapidamente algumas, existem diversas maneiras de contornar os desafios que surgem no dia a dia do funcionário. 

Fazendo um bom planejamento estratégico da sua organização com alta eficiência, os desafios tendem a diminuir.

disponivel_googleplaystore
disponivel_appstore

Copyright 2022 © Colorkrew

× Como posso te ajudar?