Algumas pessoas acham que o setor de Recursos Humanos de uma empresa é simplesmente uma área operacional que dá suporte aos funcionários, mas com o passar do tempo muitas mudanças foram feitas e a tecnologia é uma aliada em relação a essa evolução. Muita coisa foi automatizada e a área de RH assim como muitas outras, se reinventou. Essas automações tecnológicas ajudam os profissionais da área a se desenvolverem e tornam bem mais apuradas a capacidade analítica e técnica.
Mas afinal, o que é RH estratégico?
Vamos ler um pouquinho mais sobre isso.
O que é RH estratégico?
Podemos definir RH estratégico como uma gestão que age de forma estratégica perante a empresa sendo que o seu maior diferencial é o uso de tecnologias.
Uma das metas da área de RH é fazer com que haja um elo maior entre a empresa e seus colaboradores, a área é orientada a auxiliar no engajamento e desenvolvimento da organização.
O uso da tecnologia auxilia na otimização do processo como um todo além de fornecer dados bem assertivos, mas a intenção é que a área consiga ajudar a organização a conquistar os objetivos e metas definidos alcançando o crescimento esperado.
Vamos falar mais detalhadamente sobre como funciona o RH estratégico. Podemos dizer que existem quatro partes que formam o pilar dessa gestão. Sendo elas:
- Visão estratégica: aqui o RH da empresa é inserido de maneira que esteja dentro da cultura organizacional, seus valores e objetivos da empresa. Tornando menos difícil a tarefa de encontrar candidatos que estejam alinhados a esse perfil;
- Análise de dados: existe uma melhor interpretação de dados e isso auxilia a filtrar aqueles candidatos que mais interessam;
- Agentes de transformação: através de alguns eventos motivacionais e atividades que uma gestão moderna pode proporcionar, o aumento da comunicação interna é certeiro, ajudando na transformação e evolução dos colaboradores;
- Utilização da tecnologia: o uso de softwares especializados automatiza o processo, tornando possível enxergar indicadores, controle de ponto, cálculos com mais exatidão, entre outros.
Vantagens de implementar o RH estratégico
Com certeza um dos objetivos é agregar nos resultados da sua empresa de forma positiva.
Mas qual é a importância de investir nesse modelo de gestão?
É necessário que haja uma transformação do modelo tradicional, mas essa mudança vale a pena quando pensamos nos benefícios de implementar esse modelo de gestão.
Abaixo vamos alguns deles que mais se destacam:
– Maior alinhamento entre os colaboradores com a cultura da empresa
Não é uma tarefa simples encontrar e identificar quais são os colaboradores que mais se encaixam no perfil e princípios da empresa e é uma tarefa ainda mais complicada quando queremos alinhá-los à cultura organizacional.
O RH estratégico pode ajudar na unificação de ideias, metas e propósitos da empresa. Com isso em mãos, podemos ter um direcionamento mais específico sobre qual caminho seguir e qual a maneira certa de agir.
– Aumento da eficiência na seleção de pessoas
Como falamos no tópico acima, o RH estratégico busca identificar e encontrar pessoas que mais se encaixam ao perfil da empresa, é como se existisse um magnetismo maior aos melhores colaboradores disponíveis no mercado. Existe um trabalho mais detalhado no momento de novas contratações e direcionamento para compor a equipe.
– Menor taxa de turnover
Encontrando colaboradores mais alinhados à empresa, a rotatividade da empresa se torna menor.
Aqui entra uma atuação mais estratégica pois sabemos que ter uma taxa alta de turnover não é uma boa prática para a empresa, além de gerar custos.
– Aumento da produtividade
Com o auxílio do RH estratégico, existe um maior planejamento para desenvolver um plano de carreira mais sólido. Esse ponto com certeza aumenta a motivação e o engajamento dos colaboradores.
– Otimização do tempo
Um dos motivos de escolher utilizar a tecnologia nos processos de uma empresa, é a assertividade e otimização do tempo dos colaboradores.
Com os processos otimizados, não é mais necessário fazer manualmente algumas tarefas que demandam tempo pois passam a ser feitos de forma automatizada. Dessa forma, os colaboradores podem se dedicar a outras tarefas mais importantes e que ainda não podem ser feitos somente através de softwares como por exemplo o recrutamento e a seleção de novos colaboradores.