O rodízio de funcionários dentro das empresas já é uma realidade e essa ação já é considerada uma das preferidas dentre os gestores de diversas áreas.
Com o início da pandemia, muitas companhias aderiram ao home office para evitar que os seus colaboradores precisassem sair de casa.
A partir do momento em que a quarentena foi terminando e os locais voltaram a ser frequentados, os empreendimentos decidiram trazer as pessoas de volta ao escritório.
No entanto, ainda é preciso tomar certos cuidados como evitar aglomerações e manter o distanciamento, principalmente em locais fechados.
Por conta disso, surgiu a opção de realizar o rodízio de funcionários dentro das empresas.
Se você ainda não conhece essa modalidade de trabalho ou se você possui dúvidas sobre como ela funciona, não se preocupe.
Vamos explicar sobre tudo isso no decorrer do post, nos acompanhe!
Como funciona o rodízio de funcionários em uma empresa?
Antes de qualquer coisa, é muito importante que todo mundo entenda como funciona o rodízio de funcionários em uma empresa, pois ele afeta diretamente a rotina do trabalhador.
Neste formato de serviço, os funcionários se alternam entre os dias para que cada um vá ao escritório apenas nas datas marcadas.
Por exemplo: um grupo de pessoas trabalha segunda e quarta na empresa, enquanto a outra só comparece de terça e quinta. Nos dias não indicados os colaboradores seguem em regime home office.
Essa prática evita que exista uma grande aglomeração dentro do local, controlando a proliferação do vírus.
Quais são as vantagens do rodízio de funcionários?
O rodízio de funcionários traz diversos benefícios tanto para os colaboradores, quanto para a empresa que adota o sistema.
É indispensável que todos eles sejam levados em consideração antes de tomar a decisão de por qual caminho seguir neste momento:
Flexibilidade de horários
Com o rodízio de funcionários, a empresa poderá oferecer a opção das pessoas terem mais flexibilidade em seus horários de trabalho, principalmente quando estão de home office.
Isso porque os colaboradores não precisarão contar com o tempo gasto na locomoção até o escritório, eles poderão iniciar suas tarefas mais cedo, para que terminem o expediente antes do seu horário também.
Menos faltas e atrasos
Os funcionários que precisam ir até o escritório estão propensos aos mais diversos imprevistos que podem surgir no meio do caminho, que, em muitas das vezes, não dependem apenas deles. Como o atraso no transporte público.
Esse regime evita que as faltas e os atrasos aconteçam, pois as pessoas não precisarão sair de suas casas para trabalhar todos os dias.
Mais economia
Neste modelo de trabalho, haverá menos pessoas indo para o escritório diariamente, o que permite que as companhias aluguem espaços menores para acomodar seus profissionais.
Além disso, gastos como luz, água e vale transporte são reduzidos, já que um número menor de pessoas estará utilizando.
De início a economia será em uma pequena porcentagem, mas se o gestor pensar á longo prazo, isso será bastante vantajoso.
Conheça o software de gestão de lugares da Colorkrew
O software da Colorkrew é um programa que ajuda a organizar as atividades uma empresa, incluindo a gestão de lugares no escritório.
Com ele você pode consultar e compartilhar seus espaços de uma forma inteligente e muito prática.
Usando essa ferramenta é possível visualizar o seu layout com mesas, salas de reuniões ou até mesmo vagas de estacionamento e fazer a organização do seu escritório de acordo com os dias e com as suas necessidades.
Para isso, basta selecionar o andar e a sala desejada e encontrar a melhor opção de lugar. Você também pode realizar reservas antecipadas dos espaços com até um mês de antecedência.
Contrate a nossa ferramenta de gestão de rodizio de funcionários
Se você está em busca de uma empresa que ofereça um software que permite uma gestão do rodízio de funcionários de uma forma eficiente, conte com a Colorkrew e com a sua equipe de especialistas.
Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas hoje mesmo! Solicite um teste grátis de 30 dias.