Muitas pessoas não conhecem a real importância que a gestão de facilities tem para uma empresa.
Acontece que ela é capaz de colaborar para que o negócio atinja os seus objetivos e metas.
Ela exerce esse papel cuidando da infraestrutura e garantindo o funcionamento adequado de todas as ferramentas que fazem parte do ambiente corporativo.
Se você, assim como muitos, ainda possui dúvidas sobre a gestão facilities e os seus benefícios para uma empresa, continue nos acompanhando neste post!
O que é a gestão de facilities?
A gestão de facilities cuida de todos os setores de apoio de uma companhia.
De forma geral, suas atividades estão ligadas à infraestrutura e a administração de espaços e materiais disponíveis.
Ou seja, tanto em uma empresa, como em um shopping ou escola, existem profissionais responsáveis pela manutenção, segurança, conforto, higiene e organização do ambiente.
Assim como pela coordenação de pessoas e equipamentos que atendem todas as necessidades de um negócio.
Com isso, é possível perceber que a gestão de facilities contribui para o melhor funcionamento de todas as áreas presentes no empreendimento, sendo que, sua função central seja entregar qualidade e colaborar para a produtividade das equipes.
Ela também promove o melhor uso do tempo, de recursos disponíveis e sempre que possível, com o menor custo.
Os serviços que geralmente fazem parte do setor de facilities são:
- Limpeza: abrange a higienização do espaço, indispensável para garantir a salubridade;
- Manutenção: questões relacionadas ao funcionamento de aparelhos e sistemas elétricos, técnicos, hidráulicos, entre outros;
- Segurança: crucial para manter a integridade dos colaboradores e o patrimônio da empresa;
- Logística: transporte, fluxo de documentos e pessoas.
Qual a relevância da gestão de facilities na rotina de uma empresa?
A gestão de facilities é vital para a imagem e o desempenho de uma empresa, tanto para o usuário interno como para clientes e parceiros, mesmo que muitos não façam esse tipo de associação diretamente.
Por exemplo: é muito comum acontecer de um cliente em potencial desistir de fechar o negócio depois de visitar um escritório e perceber que o local estava sujo ou com falha na sua estrutura elétrica.
Além disso, também existe a questão da complexidade de coordenar todos os processos, pessoas, locais, tecnologias e materiais do setor.
Quais são as vantagens de contar com uma gestão de facilities otimizada?
Como foi possível acompanhar no decorrer do texto, a gestão de facilities oferece diversas vantagens para o negócio.
Vejas as principais delas:
Redução de custos
Se a sua empresa conta com uma boa gestão de facilities ela receberá capacitação sobre as melhores práticas de organização e de como usar recursos de uma forma adequada.
Por exemplo: se existe um uso mais racional de materiais de limpeza e itens de reparo, você perceberá que os custos reduzirão, mesmo que em uma pequena porcentagem.
Aos poucos esse valor aumentará e a empresa poderá passar a investir em outras áreas e projetos que podem ser muito importantes no momento.
Foco no core business
Sem precisar usar o tempo e o dinheiro para contratar diferentes profissionais permite que os gestores usem a sua energia e recursos para focar em assuntos estratégicos ligados a atividades necessárias na empresa.
Para isso a empresa também pode contar com a terceirização de serviços, pois com ela o gerente de facilities consegue dividir responsabilidades com as empresas contratadas, que concentram funções como treinamentos específicos e admissão de funcionários.
Melhora o desempenho e a satisfação dos terceirizados
A presença do time com o gestor é indispensável para que o negócio ande conforme o esperado.
Quando os terceirizados recebem a orientação correta, eles conseguem realizar suas tarefas de forma a atender ou até mesmo exceder as expectativas dos contratantes.
Consequentemente, quanto maior for o alinhamento e a harmonia, maiores serão a satisfação e a motivação dos colaboradores externos.
Como o Mamoru Biz pode ajudar na gestão facilities?
O mamoru Biz é uma ferramenta de gestão de espaços que pode auxiliar no momento de implementar a gestão facilities em um ambiente profissional.
Ele pode ajudar no fluxo de pessoas (reserva de assentos antecipada) e na gestão de equipamentos (controle de inventário com QR codes).
Como também é possível auxiliar na redução de custos, pois com ele você tem possibilidade de reduzir aluguéis de espaços e contas de luz e água com a adoção do trabalho híbrido para os colaboradores.
Se você deseja conhecer mais sobre a gestão facilities, entre em contato com a Colorkrew e turbine os processos da sua empresa!