A gestão do workplace tem se tornado uma tarefa corriqueira na rotina das empresas que buscam se enquadrar nas novas maneiras de trabalhar.
Com o processo de mudanças no mercado de trabalho, os gestores enfrentam um grande obstáculo: as falhas de comunicação entre os membros da sua equipe.
Por conta disso, já existem diversas ferramentas que têm como principal objetivo, solucionar este tipo de problema e uma delas é o workplace.
Então, criamos um conteúdo completo sobre o assunto, para que você possa compreender como administrar esse instrumento tão vantajoso.
O que é o workplace?
O workplace foi uma plataforma criada e desenvolvida pelo Facebook, sendo uma espécie de rede social para empresas.
Cada uma das pessoas que trabalha neste local possui o seu perfil e poderá ter contato direto ou indireto com outros membros da instituição, ainda que estejam trabalhando remotamente.
A grande maioria das funcionalidades e recursos desta ferramenta é muito parecida com os já presentes na plataforma do Facebook, que já é usado por milhões de pessoas em todo o mundo.
O workplace foi criado para que qualquer pessoa da empresa tenha a oportunidade de dar a sua opinião sobre assuntos e decisões que estão sendo discutidos no momento.
Qual a importância do workplace?
A grande maioria dos colaboradores passa uma boa parte do seu dia dentro do escritório enquanto trabalham.
Se o ambiente em que eles estão não for agradável, o seu desempenho será afetado, pois esses funcionários não se sentirão confortáveis.
Problemas como: calor ou frios demais, contratempos com máquinas e salas cheias são os mais comuns encontrados em espaços de trabalho.
Tudo isso poderá acarretar na dificuldade de uma pessoa executar as suas tarefas diárias, de forma plena e agradável.
Esses casos farão com que os colaboradores se sintam desgastados e pouco motivados.
O workplace é a forma de evitar que todos esses empecilios acabem ocorrendo no dia a dia dessas pessoas.
Como a gestão do workplace pode ajudar neste caso?
Uma boa gestão do workplace enxerga a vida profissional de um funcionário como uma extensão da vida pessoal do mesmo.
Ou seja, essa estratégia visa oferecer o conforto no momento em que uma pessoa está executando as suas tarefas.
Dessa forma, o resultado conquistado será um profissional dedicado ao seu trabalho e que faça o seu serviço com foco em seus objetivos.
Tudo isso irá resultar no cumprimento dos prazos e permitirá que todas as metas estabelecidas pela empresa sejam alcançadas.
Mas afinal, o que é a gestão do workplace?
Assim como o próprio nome já diz, a gestão do workplace é a forma de administrar todos os processos envolvidos no negócio.
Sua principal ideia é promover melhorias no ambiente corporativo para aprimorar a experiência dos funcionários.
O objetivo é criar profissionais engajados em seus serviços, em busca de uma maior eficiência na execução dos mesmos.
Na gestão do workplace, também existem tarefas como:
- Organizar o layout;
- Gerenciar os serviços terceirizados;
- Manter as tecnologias presentes no espaço funcionando corretamente.
Como aproveitar melhor o workplace?
Agora que você já sabe o que é a gestão do workplace e como ela funciona, chega o momento de conhecer as formas de aproveitar a ferramenta corretamente:
Ouça os seus colaboradores
Podemos afirmar para você que não existem pessoas melhores para dar sugestões para a empresa do que os seus próprios funcionários.
Afinal, eles são quem tem um maior contato com os processos realizados diariamente, além de serem aqueles que utilizam os recursos do espaço.
Portanto, vale muito a pena fazer pesquisas constantes com os membros da sua equipe, verificando quais são os maiores problemas enfrentados pelos mesmos em seu dia a dia.
De início, dê importância para o básico
Ter um escritório tecnológico e descolado é muito importante para garantir o pleno funcionamento das atividades da empresa.
Porém, antes de pensar nisto, você precisa garantir que o básico esteja funcionando conforme o esperado.
Tenha em mente que um checklist deve ser feito antes de tomar qualquer decisão:
- Seus equipamentos estão em ordem?
- A empresa possui todos os recursos necessários para que os funcionários executem suas tarefas?
- O serviço de limpeza está em dia?
Caso alguma dessas situações ainda não esteja resolvida, dê uma atenção para que ela esteja de acordo antes de iniciar um novo passo na sua empresa.
Crie ambientes que incentivem a colaboração
Vivemos em um momento de grandes transformações no mundo e em diversos setores do mercado de trabalho.
Inúmeras novidades surgem todos os dias e estratégias precisam ser repensadas.
Para que você e sua equipe consiga acompanhar todas essas mudanças, é preciso que os seus funcionários conversem entre si para apresentar diferentes pontos de vista de como melhorar o seu trabalho.
O espaço físico tem um papel muito importante para que isso ocorra, portanto, aposte em ambientes mais descontraídos e abertos, sem divisões ou muitas salas.
Isso permitirá que uma comunicação seja estabelecida entre as pessoas, incentivando a colaboração na empresa.
Como começar a gestão do workplace?
De início, a gestão do workplace pode parecer muito complicada para uma pessoa que coordena uma empresa.
No entanto, se você contar com uma equipe focada e que ofereça novas ideias de como usar as técnicas e ferramentas que surgem todos os dias no mercado, você poderá realizar o processo sem grandes dores de cabeça.
Portanto, antes de qualquer coisa, estabeleça uma boa comunicação com os membros da sua equipe e realize uma divisão de tarefa para que os mesmos apresentem resultados positivos para o seu negócio.
A partir disso, você poderá começar a sua gestão de workplace, avaliando periodicamente todos os seus colaboradores e o espaço em que eles trabalham atualmente.
Se você está em busca de uma empresa que auxilie você neste momento de desenvolver novas maneiras de trabalhar, conte com a Colorkrew e com a sua equipe de especialistas.
Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas hoje mesmo!