A popularidade da gestão facilities tem crescido consideravelmente de uns anos para cá e, o principal motivo para isso é o fato de que ela oferece diferentes benefícios para o mercado.
Isso deu início há dois anos quando começamos a enfrentar um cenário completamente diferente de trabalho por conta da pandemia e isso impactou tanto os colaboradores, quanto as empresas.
Os modelos de trabalho foram alterados e os cuidados com a saúde e a segurança aumentaram, principalmente no que se diz respeito ao retorno gradual dos funcionários aos espaços corporativos.
A área da gestão facilities é responsável por gerenciar espaços corporativos e garantir a funcionalidade e o conforto dos membros da equipe, além de integrar processos, pessoas e soluções tecnológicas.
Todas essas atividades são vistas como o futuro do mercado de trabalho e as empresas que não contar com essa estratégia pode acabar sendo deixada para trás.
Se você ainda não sabe o que é gestão facilities e como ela funciona, continue nos acompanhando neste post.
O que é gestão facilities?
A gestão facilities é um conjunto de estratégias que fazem o gerenciamento dos serviços importantes para a manutenção da qualidade da infraestrutura da empresa.
Este tipo de administração garante que todas as atividades contratadas para o atendimento, às demandas internas do negócio funcionem com a qualidade minimamente necessária.
De forma geral, a gestão facilities trata-se de um gerenciamento interdisciplinar, que coordena diferentes atividades da empresa ligadas ao seu funcionado e á sua infraestrutura.
Quem utiliza a gestão facilities?
A gestão facilities pode ser utilizada por negócios de todos os portes e segmentos, porém, ela é essencial principalmente para as empresas de médio e grande porte, que possuem mais setores e atividades.
Os profissionais que trabalham neste tipo de área podem prestar serviços de duas formas:
- In house: em que a gestão de facilities é realizada dentro de escritórios, prédios e outros locais em que a empresa tem sede.
- On anywhere office: em qualquer lugar que o serviço de facilities seja solicitado.
Tipos de serviços facilities
Conheça a seguir alguns dos tipos de serviços que são trabalhados pela gestão facilities em uma empresa:
Limpeza
Os serviços de limpeza são fundamentais para a qualidade de infraestrutura das empresas.
Além de garantirem uma boa imagem perante os stakeholders, contribuir para a saúde dos colaboradores e o uso adequado das instalações, eles também evitam a degradação dos equipamentos, dos móveis e dos materiais de escritório.
Sem contar que trabalhar em um ambiente limpo e higienizado aumenta a produtividade e a motivação dos funcionários e dos próprios gestores.
A terceirização da equipe de limpeza é muito comum e ela garante a qualidade do serviço, bem como amplia a tranquilidade em relação ao setor.
Portaria
Assim como o setor da limpeza, a portaria é um serviço de extrema importância para muitas empresas, mas arcar com o treinamento, com a gestão de equipes, com as trocas de turno e com o treinamento dos colaboradores pode gerar muitos custos e preocupações que são evitadas com este tipo de terceirização.
Para garantir o cumprimento do acordo de trabalho entre empresa e terceirizada, a gestão facilities atua acompanhando o cumprimento do horário, as tecnologias adotadas, as habilidades dos profissionais contratados e muito mais.
Ter o apoio de uma portaria especializada pode contribuir para a boa imagem que os funcionários e os clientes têm na empresa.
Segurança
Algumas empresas precisam de atenção especial nesta área e a terceirização também é muito bem vinda tanto pelo custo quanto pela capacitação dos profissionais envolvidos.
Isso sem contar nos equipamentos de última geração que você não vai precisar se preocupar em trocar, sempre que ficarem obsoletos.
Geralmente, este tipo de serviço é contratado por fintechs, empresas de grande porte, fábricas e instituições financeiras de modo geral. Nesses casos, as empresas de segurança devem ser acompanhadas de acordo com o contrato firmado.
Na gestão facilities o treinamento, as habilidades e as autorizações específicas devem acompanhar a contratação, principalmente se há envolvimento de arma de fogo no trabalho de segurança.
Como a gestão facilities afeta o trabalho hibrido?
O trabalho hibrido também se tornou mais conhecido após a pandemia, quando as pessoas começaram a voltar gradativamente ao escritório.
Mas, o que poucas delas sabem é que a gestão facilities pode fazer muita diferença para o negócio.
Isso porque essa área também faz a administração e a organização do espaço no escritório, o que se faz muito importante no momento de adaptar os colaboradores ao trabalho hibrido.
O papel do Mamoru Biz no trabalho híbrido
O Mamoru Biz é um aplicativo desenvolvido por nós da Colorkrew no intuito de facilitar a vida de empresas que estão a adotar o modo de trabalho híbrido. Sua utilização é para administrar e gerir espaços através do app, permitindo o agendamento e acesso para as salas e equipamentos dentro de sua empresa para seus colaboradores no modo presencial.
E aos que estão trabalhando no home office, através do Mamoru pelo seu celular você tem acesso ao seu inventário, fazendo com que você saiba por quem e quais os equipamentos estão sendo utilizados no momento através do sistema de Qr-Code criado e adesivado em cada item. Com até 30 dias de antecedência o profissional pode reservar vagas de garagem, equipamentos e posições dentro do prédio a se utilizar.
Para o gestor, no Mamoru Biz é possível visualizar a planta do escritório em tempo real e checar o total de ocupação, além de gerar relatórios para análise. Tudo isso feito através do sistema que no plano mais básico comporta até 600 usuários.
A praticidade do Mamoru Biz no sistema híbrido é prático único e rápido e pode ser utilizado em qualquer tipo de empresa que necessite desse tipo de serviço.