A transformação da sua empresa começa com o gerenciamento do workplace.

As empresas e empreendedores estão cada vez mais preocupados em oferecer um workplace de qualidade para seus funcionários.

Já foi comprovado que dessa forma, a satisfação do colaborador aumenta e consequentemente a produtividade também.

Além disso, a reputação da marca se torna mais atraente no mercado podendo trazer potenciais investidores e profissionais de qualidade.

Mas você sabe o que significa workplace?

O que é workplace?

De uma maneira literal, a tradução significa Local de Trabalho. Ou seja, se trata do ambiente da empresa em que são feitas as atividades do dia a dia.

Um bom workplace deve ser fornecido para os colaboradores, além de uma boa capacitação técnica, uma liderança confiável e competente, e uma boa orientação às tarefas a serem executadas.

Isso tudo formam uma estrutura fundamental para o crescimento dos profissionais.

Por muitos anos o local de trabalho foi visto como algo ‘tradicional’ e até engessado, onde os superiores eram vistos como aqueles que mandam e os funcionários apenas executavam sua função. Mas com o avanço da tecnologia e a mudança de pensamento das empresas, isso foi evoluindo e cada vez mais novas medidas são implementadas de forma que seus funcionários se sintam mais a vontade e dessa forma rendem mais.

Mesmo porque se pararmos pra pensar, passamos mais tempo com os colegas e no ambiente de trabalho do que em casa, com a nossa própria família. Então nada mais justo do que ter um ambiente agradável e que não deixe os funcionários desconfortáveis.

Por que trabalhar em um ambiente agradável é importante?

Não é unanimidade, mas uma boa parte das pessoas gostam do seu trabalho e do que fazem.

Existem variáveis que contribuem para essa conta, e uma delas é o ambiente. Podemos dizer que é quase um dever da empresa proporcionar um workplace de qualidade, um ambiente mais descontraído e também muito importante ter a mente aberta na medida do possível ouvindo sugestões e reclamações dos colaboradores.

Dessa forma, é possível medir como está sendo o dia a dia do funcionário entendendo o que pode ser feito para melhorar essa experiência e assim ter um aumento na qualidade do trabalho desenvolvido por todos.

Vamos citar alguns benefícios ao proporcionar um bom workplace:

 

– Aumento da produtividade,

– Boa reputação da empresa,

– Facilitar o processo de crescimento,

– Melhorar a comunicação entre os colaboradores e também gestores.

O que é um bom gerenciamento de workplace

Podemos defini-lo como um “conjunto de equipamentos e programas informatizados destinados à anotação da hora de entrada e saída dos funcionários em registro eletrônico”.

Existem três tipos de sistema que são autorizados pela legislação a serem utilizados, são eles:

 

1) REP-C – Registro de Ponto Convencional

 

Esse é o famoso relógio de ponto, regido pela Portaria 1.510.

O Registrador de Ponto tradicional é um equipamento eletrônico onde o funcionário marca o ponto e imprime um comprovante de registro.

O REP-C deve ser homologado pelo INMETRO de acordo com diretrizes do Ministério de Trabalho.

 

2) REP-P – Registro de Ponto por Programa

 

Essa é uma novidade que veio junto com a Portaria 671, um novo conceito que consiste em um software e deve ser executado em um ambiente de nuvem que é utilizado de forma exclusiva para o registro de entrada e saída dos funcionários, também tem capacidade para emitir documentos decorrentes da relação do trabalho.

Com esse sistema é possível registrar o ponto através de impressão digital e até mesmo reconhecimento facial. Não podemos deixar de lado que o REP-P deve, de maneira obrigatória, imprimir um comprovante de registro de ponto.

Diferente do sistema anterior, esse tipo de registro deve ser registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpl).

 

3) REP-A – Registro de Ponto Alternativo

 

Esse sistema pode ser utilizado somente quando houver autorização por acordo coletivo de trabalho ou convenção, podendo ser um dispositivo eletrônico, um software ou a combinação dos dois.

A marcação de ponto pode ser feita através de computadores, aplicativos e permite que seja feito a distância.

Com o REP-A não é permitido estender a sua validade quando ocorre o vencimento da norma. Como todos os outros sistemas existentes, esse também possui algumas regras a serem seguidas e é importante que atenda a três requisitos:

– Disponibilizar a extração eletrônica ou impressão das marcações realizadas pelo empregado,

– Deve ser utilizado somente durante o período de vigência ou acordo coletivo como citado no início,

– Permitir a identificação de empregado e empregador.

Fazer um bom gerenciamento nunca é uma tarefa fácil e simples, é preciso traçar metas e ações que podem ser feitas, para depois tirar os planos do papel tornando o ambiente de trabalho um bom local para que todos se sintam confortáveis.

Selecionamos algumas variáveis importantes que podem ajudar a fazer esse gerenciamento:



–  Ouvir os colaboradores:

Dar espaço e liberdade para que os funcionários possam dar opiniões sobre o ambiente de trabalho é de extrema importância, afinal, quem melhor que eles para dar sugestões de como seria o ambiente ideal?

Fazer pesquisas e reuniões com a equipe de forma constante ajuda nesse aspecto porque assim é possível entender quais são os maiores problemas que a equipe está enfrentando e como podem ser resolvidos.

 

– Ter um ambiente que incentive a colaboração:

É essencial que exista essa troca entre os funcionários e a equipe de gestão, que compartilhem ideias e conversem entre si. Dessa forma os problemas podem ser resolvidos de uma maneira mais amigável.

Claro que o local de trabalho tem um peso importante, mas para que exista um ambiente saudável e fácil de conviver é preciso que as pessoas também tenham um dia a dia leve e de bastante colaboração.

 

– Não é só o espaço físico que importa:

Para se ter um workplace otimizado é preciso pensar além de somente o espaço físico. Oferecer bons equipamentos e tecnologia de ponta também são importantes para garantir uma rotina melhor. Além disso, outra parte essencial são os serviços terceirizados como limpeza do local, manutenção dos equipamentos e etc.

 

Com as dicas acima podemos notar o quão importante é possuir um ambiente agradável para todos, lembrando que um local descontraído, tecnológico e confortável formam o básico que funciona.

Dessa maneira, os funcionários poderão se sentir mais confortáveis e entregar até mais que o esperado! Esperamos ter contribuído para a sua empresa com esse post.

disponivel_googleplaystore
disponivel_appstore

Copyright 2022 © Colorkrew

× Como posso te ajudar?